15 de abril de 2013

Exposição de Livros Pop-Up



No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebe a exposição de Livros Pop-Up no próximo dia 17 de Abril.

Cedida pela Fundación Germán Sánchez Ruipérez no âmbito do “Projeto Net” cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (POCTEP 2007-2013) estará patente ao público até ao dia 31 de Maio.

Esta mostra vem dar a conhecer o mundos dos livros pop-up: 

Para ouvir e tocar
Compõem este grupo, os  livros sonoros dotados de dispositivos mecânicos e eletrónicos que emitem sons que complementam a leitura do texto, o livros realizados com diferentes materiais, de diferentes texturas, que incitam a tocar enriquecendo a compreensão do texto, através do ouvido ou do toque.
Para surpreender
Algumas das suas páginas incluem ilustrações pegadas umas à outras que ao abrir-se,  convertem-se  em construções  tridimensionais que surpreendem o leitor.
Para ver
São os que o peso da ilustração recai numa construção tridimensional que é  o palco onde se desenvolve  a ação de um ou vários contos.
Para manipular
Incluem em todas as suas páginas, janelas que exigem a intervenção do leitor para imprimir  mudanças de movimentos que ajudam a sequenciar a história.
Para descobrir
Possuem páginas dobradas, partidas, transparentes, desenhadas para que ele leitor vá descobrindo novos elementos e imagens que ilustram o texto.
Para desbobrar
A maioria dos que fazem parte deste grupo têm uma só página dobrada em forma de acordeão que tem de se estender para se ter uma ideia global do livro.


Sites de interesse:
http://cds.fundaciongsr.com/galeria_por_categoria.php?id=54
http://cds.fundaciongsr.com/story.php?id=259
http://cds.fundaciongsr.com/galeria_por_categoria.php?id=47



Maratona de Contos




 
Uma maratona cheia de contos na BMCB

Conte_connosco muitas histórias e contos! Este é o desafio proposto pela primeira vez, pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco a todos os que gostam de contar histórias criadas por si ou de autor. É este o objetivo da “Maratona de Contos Conte_connosco” que se irá realizar no dia 19 de Abril, às 21h30, no auditório da Biblioteca, com a participação de uma convidada muito especial: a contadora de histórias Elsa Serra.
Esta atividade terá também a participação da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco que fará uma dramatização da história “Alice no País das Maravilhas”.
A Maratona de Contos conte_connosco pretende ser um espaço de partilha e de revelação de novos autores e contadores da comunidade albicastrense. Ao longo da noite serão servidos chá e bolos num ambiente informal e descontraído.
As inscrições para a Maratona podem ser feitas através do telefone 272340600/606 ou pelo mail -  bmcb.cmcb@gmail.com.

Elsa Serra é contadora de histórias desde 1999. Venceu o Prémio Especial, Cuento con mención especial del III concurso Internacional Cuento en Corto: "A História da Velha" concurso organizado por Red Internacional de CuentaCuentos. Participa como Contadora de Histórias nas XII Palavras Andarilhas, Beja, Setembro de 2012.
Foi como contadora de história e oradora representar Portugal no Salão do Livro de Guarulhos, São Paulo, Brasil, em Maio de 2012 e nesse ano, inicia o Projeto Contalá – Para Navegar num Mar de histórias, site sobre livros de 
literatura infantil com vídeo-book’s.



Publica o seu terceiro livro, intitulado “Ungali”, pela Porto Editora, em Janeiro de 2012, Publicou o livro “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, Outubro de 2007.
É desde 2011, coordenadora pedagógica e dinamizadora das Sexta Mágicas no Museu do Oriente, e em 2010 das Sexta Mágicas no Museu de S. Roque, uma Parceria Santa Casa Misericórdia e Centro Nacional de Cultura.
Desde de 2010 é Formadora da Oficina de Contadores de Histórias e de Ateliês de escrita criativa para crianças e adolescentes na Escola Escrever Escrever; formadora do Curso de Contadores de Histórias, na Escola Evoé, desde o ano letivo 2011/2012; Colabora desde 2010 com a Livraria Cabeçudos, como contadora de Histórias, formadora e Programadora.
Representou Portugal no 11º Encontro de Contadores de Histórias na Feira do Livro de Buenos Aires - Argentina, 2006.
Publicou dois livros infantis: O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004.
Trabalha desde 2001 com a DGLB – Direção Geral do Livro e das Bibliotecas - no programa de Itinerância de Promoção da Leitura.” Andado de Norte a Sul do País com formações e sessões de Contadores de Histórias. http://elsaserracontadorahistorias.wordpress.com/




Ler a Dois - Especial Dia Mundial do Livro



Ler a  Dois com letras e dança

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal está a preparar um Ler a Dois especial, dia 19 de Abril, às 18 horas, na Sala da Hora do Conto.

Desta feita, a história escolhida é a “Alana, a Bailarina da água”, de Alice Cardoso com ilustrações de Sandra Serra. O formato será o mesmo, com a participação muito ativa dos pais ou do adulto que acompanha a criança.

Esta sessão está a ser preparada por duas alunas do último ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da Escola Secundária Nuno Álvares que darão muitas tarefas aos participantes do Ler a Dois. Desvendamos apenas que o tema é a poluição, com a inclusão de uns quantos passos de dança clássica.






8 de abril de 2013

Comemorações do Dia Mundial do Livro


 Livro em festa na Biblioteca Municipal de Castelo Branco

O Dia Mundial do Livro comemora-se desde 1996 por decisão da UNESCO a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. 
A Biblioteca Municipal de Castelo Branco (BMCB) junta-se a esta efeméride e preparou um conjunto de atividades intitulada “Uma mão cheia de Letras”, entre os dias 15 a 23 de Abril.
E as festividades iniciam-se no dia 15 com o arranque da Estafeta de Contos na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, sendo o testemunho passado entre as seguintes instituições: Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Escola Secundária Nuno Álvares, Agrupamento de Escolas João Roiz, Escola Secundária Amato Lusitano, Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos, Jardim Escola João de Deus, Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, Agregação de Escolas Alcains/S. Vicente da Beira, Centro Social Padres Redentoristas e Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense.
O dia 17 de Abril será marcado com a presença da Fundación Germán Sanchéz Ruipérez. No âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições através do “Projeto Net” duas técnicas da Biblioteca de Peñaranda de Bracamonte irão dinamizar a Hora do Conto, às 11 horas e às 14h00, farão uma Ação de Formação para professores e bibliotecários sobre “Utilização do quadro eletrónico nas atividades de animação da leitura”.

Nesse mesmo dia, às 16h30, será inaugurada a exposição de Livros Pop-Up, com cerca de 200 livros cedidos para este fim, pela Fundação. A mostra estará patente na Biblioteca Municipal de Castelo Branco até 31 de Maio.






Elsa Serra, contadora de histórias é a convidada especial da BMCB no dia 19 onde irá dinamizar duas atividades. A primeira realiza-se às 14h30 e é uma formação destinada a professores e educadores “Oficina de contadores de Histórias”. O segundo momento realiza-se às 21h30 com o início da Maratona de Contos “Conte_connosco”. Esta atividade será aberta a toda a comunidade que esteja interessada em contar um conto independentemente de ser da sua autoria ou não. As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes contactos: Telefone: 272 340 600/606 (BMCB) ou Mail: bmcb.cmcb@gmail.com.